Você gostaria de ter um processo de geração de leads mais estruturado para poder criar um fluxo consistente de clientes e sustentabilidade para os serviços que o seu negócio fornece?

Se sim, bem, você não está sozinho.

É um desafio comum para proprietários de pequenas e médias empresas com base em serviços que estão tentando expandir seus negócios e, ao mesmo tempo, atender aos clientes.

Deixe-me perguntar … este desafio parece familiar?

Agora, não precisa ser uma grande tarefa adicionar mais estrutura ao seu processo de geração de leads.

Em primeiro lugar, se você reservar algum tempo para revisar seu processo existente, é provável que encontre algumas lacunas que pode fechar ou corrigir rapidamente em seu processo.

E, em segundo lugar, existem algumas etapas práticas e comprovadas que você pode realizar em seu negócio para adicionar a estrutura e a consistência que você está procurando.

Nesse artigo eu apresento sete mudanças práticas que você pode fazer para adicionar mais estrutura ao seu processo de geração de leads.

1. Analise seus números de vendas

Para estruturar seu processo de geração de leads, você precisará começar sabendo quantos leads precisará gerar para atingir sua meta de receita.

Infelizmente, nem todos os seus leads se transformarão em vendas.

Portanto, você terá que definir sua meta de leads mais alta do que sua meta de vendas.

Com base em resultados anteriores ou benchmarks do setor, calcule qual é a sua taxa de conversão de vendas.

Com isso, quero dizer que a % de seus leads que se transformam em vendas. É 50% ou mais do que isso?

Depois de saber quantos leads você precisa gerar, você pode planejar e alinhar suas atividades de marketing de uma forma mais estruturada.

2. Inclua uma etapa de qualificação em seu processo

Há uma etapa essencial entre um cliente potencial fazer uma consulta e se tornar um cliente de fato.

Essa é a etapa em que você o qualifica como um cliente potencial.

Para projetar um processo de qualificação, considere quais indicadores ou critérios você usaria para qualificar alguém.

Por exemplo, eles correspondem ao seu público-alvo? E você é capaz de ajudá-los a resolver seus problemas?

Depois de definir as perguntas de qualificação a fazer, crie um formulário de site online ou talvez um script de telefone simples para ajudá-lo a qualificar suas perguntas.

Ao incluir uma etapa de qualificação de vendas em seu processo, você economizará tempo, pois só passará o tempo com pessoas que provavelmente se tornarão clientes.

Além disso, você aumentará sua taxa de conversão de vendas, o que significa que pode não ser necessário encontrar tantos clientes no futuro.

3. Obtenha clareza sobre seus clientes ideais

Se você está lutando para atrair seus clientes ideais e criar consciência através do marketing de conteúdo (que é a primeira etapa no processo de geração de leads), recomendo começar com mais pesquisas de público-alvo.

Quando você tiver certeza de quem são seus clientes ideais, poderá adicionar muito mais estrutura à maneira como promove seu negócio de serviços.

Você será capaz de identificar os canais de marketing mais eficazes nos quais precisa anunciar seus serviços e se concentrar apenas na comunicação por meio deles.

E você também saberá exatamente o que dizer, para se destacar e criar consciência no seu público-alvo.

4. Concentre-se em canais de marketing específicos

Quando você tenta comercializar seu negócio em muitas plataformas ou canais, pode rapidamente perder a forma em seu processo de geração de leads.

Pode começar a parecer que você está apenas jogando espaguete na parede e não tem certeza do que está funcionando de forma eficaz para gerar leads.

Como tal, recomendo escolher de 3 a 5 canais de marketing nos quais você possa se concentrar de forma consistente.

Esses canais podem incluir plataformas de mídia social específicas, pesquisa do Google (SEO), networking, marketing por e-mail, publicidade local e marketing digital, para fornecer alguns exemplos.

Eu também recomendo instalar o Google Analytics em seu site, pois ele pode fornecer informações valiosas sobre quais canais de marketing são eficazes para direcionar o tráfego para seu site.

Depois de saber o que está funcionando, você pode simplificar ainda mais seus esforços nas áreas em que sabe que terá um retorno.

5. Serviços de design em vários pontos de preço

Se você projeta serviços com preços variados, está dando ao seu público-alvo mais maneiras de trabalhar em conjunto e criando mais oportunidades de engajamento.

O envolvimento com o seu público é uma etapa crítica na construção de autoridade e confiança, o que, por sua vez, o ajudará a gerar perguntas sobre o seu negócio e vendas dos seus produtos e serviços.

Quanto mais perguntas você tiver, mais oportunidades haverá para qualificá-los como clientes.

Estruturar seus serviços em escala de preços também fornece um caminho para seus clientes, de serviços de preço mais baixo a mais caro.

Um lead pode perguntar sobre um de seus serviços de preço mais baixo, mas assim que você começar a falar com ele, poderá vendê-lo para um serviço de preço mais alto.

6. Planeje a atividade promocional com antecedência

O desenvolvimento de um calendário de marketing promocional alcançará duas coisas principais:

  1. Isso melhorará a eficácia do seu processo de geração de leads, pois suas atividades de marketing são estratégicas.
  • Isso removerá a pressão e a sensação de estar apressado, pois haverá estrutura para as atividades de marketing que você estará realizando.

Um calendário promocional também permitirá que você estimule a demanda por seus serviços em horários em que você prevê que será mais silencioso.

Essa abordagem o ajudará a criar mais consistência com seus leads e a gerar uma receita mais estável para seu negócio de serviços.

7. Desenvolva uma estratégia e um plano de marketing

Por último, você pode adicionar estrutura ao seu processo de geração de leads, desenvolvendo uma estratégia e um plano de marketing .

Sua estratégia de marketing incluirá detalhes sobre seu público-alvo, como você se diferenciará da concorrência e como se comunicará com seus clientes ideais.

E seu plano de marketing incluirá os serviços que você venderá e onde posicionará sua empresa no mercado.

Além disso, você incluirá suas metas de vendas e as atividades de marketing que implementará para gerar o número necessário de leads.

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