Copy é uma estratégia de produção de conteúdo, que pode ser no formato de texto, vídeo, áudio, entre diversos outros tipos de formatos focada em convencer o público – alvo a realizar uma ação.

A copy, é produzida de forma estratégica usando persuasão e gatilhos mentais para gerar interesse no público – alvo, com o objetivo de gerar conversões e vendas.

Você é capaz de convencer o seu público – alvo, encantar e fazer com que eles sigam as suas recomendações? 

Você domina as habilidades necessárias para escrever boas copys?

Você sabia que a sua copy pode fazer toda a diferença na estratégia de marketing digital do seu negócio online?

Quer entender melhor de copy? Então, este guia com 11 dicas foi feito para você! CONFIRA!

#DICA 01 – ESCREVA TODOS OS DIAS. LEIA TODOS OS DIAS. SEM EXCEÇÕES.


Este é o melhor conselho que você já leu sobre copy.

Se você quer escrever boas copys deve fazer essas duas coisas antes de qualquer outra coisa: escrever uma copy por dia e ler uma copy por dia.

Não existe atalho para escrever boas copys, somente regras e princípios.

Então aqui está uma regra prática e um desafio para você: escreva pelo a menos um texto com 500 palavras por 30 dias e tente ler um livro por semana. Isso vai melhor e muito as suas habilidades de escrita.

#DICA 02 – DÊ A DEVIDA ATENÇÃO PARA A EDIÇÃO DE TEXTOS

Se você deseja que o seu conteúdo faça sucesso, siga essa dica.

Até o texto dos maiores especialistas em copys precisa de edição, mesmo dominando a língua portuguesa e escrevendo textos coesos e coerentes eles cometem alguns erros.

A revisão do texto serve para ter certeza que não passaram erros de pontuação, digitação, concordância, palavras repetidas sem necessidade, entre diversos outros erros.

Uma dica para corrigir sua copy é ler novamente horas depois, investir em ferramentas de correção ou corretores online para finalizar o seu trabalho.

#DICA 03 – USE PALAVRAS PODEROSAS PARA DESPERTAR AS EMOÇÕES CERTAS

O seu público – alvo é movido por emoções. 

E uma copy poderosa faz uso das palavras certas, para despertar as emoções certas.

Escolher as palavras certas pode tornar a sua copy melhor instantaneamente.

Aqui estão outros dois artigos que eu escrevi e que pode te ajudar melhor: 

COMO ESCREVER TÍTULOS, INTRODUÇÕES E BONS E-MAILS

COMO ATRAIR CLIENTES ATÉ O SEU NEGÓCIO DIGITAL USANDO COPYS 

#DICA 04 – ESCREVA SOBRE O QUE VOCÊ É APAIXONADO (A)

Muitas pessoas não gostam de escrever copys da mesma forma que muitas outras não gostam de gravar vídeos.

E escrever pode ser chato, sério mesmo, essa é a verdade, mesmo para quem ama escrever e ama o nicho de mercado que escolheu, isso pode ser chato.

Agora pense na possibilidade de ter que escrever copys sobre um nicho de mercado que você não gosta, editar e revisar, deve ser muito mais difícil e chato, não é mesmo?

Além do mais o seu público – alvo vai perceber a sua má vontade para produzir uma copy sobre um assunto, da mesma forma que vão perceber e gostar muito mais de você se estiver trabalhando com um nicho de mercado que gosta.

#DICA 05 – FAÇA UMA COPY SIMPLES

Ninguém vai reclamar que a sua copy é fácil de entender, mas se sua copy for difícil, sim , você irá receber reclamações.

Muitos blogueiros (as), escritores de copys e profissionais de marketing digital cometem o erro de tentar impressionar seu público – alvo usando truques, jargões e palavras inteligentes na ilusão de que vão conquistar.

Mas, na realidade o efeito é o oposto, simplicidade é melhor, gera mais conexão e atrai. 

Sempre mantenha o seu conteúdo simples, claro e conciso.

#DICA 06 – USE SUBTÍTULOS BEM – SUCEDIDOS 

Muitas pessoas não prestam atenção aos subtítulos, por isso a necessidade de produzir subtítulos bem – sucedidos, ou seja, chamativos.

Os subtítulos funcionam como mini títulos, atraindo pessoas para o seu blog e aumentando o valor do conteúdo que você produz, afinal… conteúdo é o rei.

#DICA 07 – ESCREVA DE FORMA SCANNER

Essa dica é valiosa principalmente para quem escreve copys para blogs.

A grande maioria dos seus leitores apenas irá vasculhar o seu conteúdo para que certifique-se de destacar os elementos e as estruturas mais importantes do seu conteúdo de forma que possam entender de forma rápida o seu ponto de vista.

Subtítulos, marcadores, frases curtas e imagens ajudará os seus leitores e você também.

#DICA 08 – DESCREVA SUAS COPYS

O aspecto mais complicado da produção de uma copy não é ter uma ótima ideia. E sim produzir essa ideia de forma clara e compreensível.

Você pode ter a melhor ideia para produzir uma copy na sua mente mas se não souber expressar da forma certa não adianta.

Qual a solução para a falta de expressão? Descrever!

Descrever o conteúdo da sua copy antes de escrever ajuda a esclarecer sua ideia e se expressar melhor.

E mesmo que você gaste tempo descrevendo a sua copy, ao terminar de produzir a copy você vai perceber que ganhou tempo.

Na minha opinião, descrever é uma das melhores formas de superar os bloqueios ao produzir uma copy.

#DICA 09 – FAÇA PERGUNTAS NA SUA COPY

Fazer perguntas é super eficaz.

O cérebro humano está preparado para responder perguntas inconscientemente.

Quando você adiciona perguntas a sua copy, o seu público – alvo lê, pontos de interrogações chamam a atenção dos leitores, força a leitura, chama para a razão e eles respondem automaticamente.

Perguntas é uma das formas mais eficientes de chamar a atenção dos leitores.

#DICA 10 – ORGANIZE A SUA COPY USANDO MAPAS MENTAIS

Mapas mentais é uma das melhores estratégias de organização de conteúdo de sucesso.

Mapas mentais te ajudam a trabalhar mais rápido e administrar mais de um projeto ao mesmo tempo, além de melhorar sua memória e aprendizagem em 10% a 15%.

Concluindo… mapas mentais te ajudam a organizar suas ideias e limpar sua memória, o que resulta em aumentar a sua produtividade e escrever de maneira mais concisa.

#DICA 11 – CRIE UM ARQUIVO DE MODELAGEM

Você já ouviu falar sobre arquivos de modelagem?

Em poucas palavras um arquivo de modelagem é uma coleção de material que você pode usar como inspiração para o seu próprio trabalho.

Por exemplo, quem produz copys de alta conversão coletam anúncios de alto desempenho, manchetes, descrições de produtos, blueprints de conteúdo, aberturas e fechamentos.


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2 Comentários

  1. Wendy disse:

    Que top seu artigo, amei demais. Eu sou apaixonada por copy e achei suas dicas maravilhosas!