10 TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020

Para a maioria dos empreendedores digitais, o planejamento para o ano novo começa muito antes das festas de final de ano.

Mas… para 2020 o cenário entre empreendedores digitais e consumidores vai mudar bastante.

Todos os empreendedores digitais precisam desenvolver a habilidade de se preparar para o novo ano que inicia nos últimos 3 meses do ano que esta prestes a acabar.

É necessário fazer todo um planejamento de ferramentas de marketing digital que serão usadas no próximo ano, canais de comunicação, desenvolver novas estratégias de marketing digital, reformular as estratégias que estavam sendo usadas e deixar de lado as estratégias que não servem mais.

Você deve estar curioso para saber o que vai bombar no marketing digital em 2020. Mas calma que já vou compartilhar as melhores tendências.

Falando primeiramente de ferramentas, HubSpot, Ahrefs e Google Analytics, tem de tudo para serem os queridinhos quando o assunto é ROI. E isso faz todo o sentido após eles terem considerado que o Marketing de Conteúdo ajuda e muito a classificar e os empreendedores digitais de plantão já estão fazendo planejamento de tempo e dinheiro para o Marketing de Conteúdo em 2020.

Portanto, sem mais delongas, aqui estão as 10 tendências de Marketing Digital para 2020.

#1 – Mais conteúdo gerado pelo usuário nos canais

veremos mais conteúdo solicitado pelos usuários em 2020.

Os próprios usuários podem fazer concursos para analisar as redes sociais e vídeos do Youtube dos Influenciadores Digitais e decidir quem é o melhor. 

Por conta disso muitas marcas, empreendedores digitais e influenciadores digitais podem deixar o excesso de polidez de lado em 2020 e produzir marketing de conteúdo como pessoas reais, ficando mais próximos dos usuários, dialogando e sabendo de fato o que eles querem.

Com essa mudança, os empreendedores digitais esperam que os usuários façam mais comentários positivos e votações 5 estrelas.

#2 – Mais investimento em canais de mídia social subutilizados

Mesmo com todo o sucesso da plataforma Pinterest no Brasil em 2018/2019, essa plataforma digital muito usada para levar tráfego orgânico e qualificado para blogs ainda é considerada subutilizada juntamente com o Linkedin e Snapchat.

Mas… essas mídias sociais vão voltar para o foco dos empreendedores digitais em 2020, que pretendem usa-las para trabalhar mesmo com Marketing, devido as decisões de compras dos usuários principalmente através do Pinterest.

Sim!

O gráfico não esta errado, vários empreendedores digitais tendem a usar o Linkedin por muito tempo em 2020, principalmente em temporadas festivas, vários empreendedores digitais e corporações pretendem lançar campanhas no Linkedin.

A plataforma do Linkedin também vai evoluir e implementar ferramentas úteis para cair de vez no gosto dos usuários, como escrever artigos e o recurso ELEVATE, onde os funcionários podem advogar em nome da empresa.

O Linkedin é muito bom para conteúdos em vídeos, muito melhor que outras plataformas de mídias sociais, e a plataforma pretende melhorar mais ainda esse aspecto em 2020 aumentando o alcance orgânico de vídeos e os empreendedores digitais que já perceberam isso pretendem aproveitar enquanto durar.

Aproveitar ao máximo os recursos disponíveis nas mídias sociais subutilizadas vai ser motivo para muitos empreendedores digitais investirem em anúncios de Remarketing no YouTube, devido a qualidade de segmentação de público no YouTube, envolvimento com os vídeos, inscritos, curtidas e compartilhamentos.

#3 – Micro conteúdo em tempo real

O Facebook e Instagram Stories vai continuar no foco de produção de conteúdo de muitos empreendedores digitais em 2020.

O micro conteúdo postado nos Stories está se tornando cada vez mais importante, aumenta a empolgação do público e o arrasta pra cima com links de sites e produtos aumenta o tráfego e conversões em vendas.

#4 – Marketing de Influenciadores

O Marketing de Influenciadores Digitais vai crescer e padronizar ainda mais em 2020.

Os influenciadores digitais têm muito poder, são capazes de convencer as pessoas a comprar produtos, se interessar por outras pessoas e tópicos da atualidade e decidir em quem votar nas eleições locais e nacionais.

#5 – Otimizar o marketing de conteúdo

Muitos empreendedores digitais estão planejando aprimorar, concentrar e otimizar o Marketing de Conteúdo dos seus projetos digitais em 2020.

Existem várias formas de produção de conteúdo e os empreendedores digitais estão dispostos a testar o que funciona bem ou não, para decidir que tipo de conteúdo realmente deve ser implementado e produzido para o seu projeto digital, principalmente o conteúdo orientado para resultados.

#6 – PODCAST

Tempo, foco e criatividade na produção de Podcast é o que temos também para 2020.

Os Podcasts ajudam no reconhecimento da marca, geração de leads, marketing de conteúdo e SEO.

O Podcast é uma ótima maneira de agregar valor ao consumidor passivamente.

#7 – Marcas Médias no Instagram

Em 2020 várias marcas de porte médio que ainda não aderiram a mídias sociais vão aderir inicialmente ao Instagram.

Ser profissional quando começa a usar uma nova mídia social não é fácil, mas esta previsto que em 2020 várias marcas médias vão tentar trabalhar com profissionalismo no Instagram.

Como a função é ser visual e compartilhar imagens, as marcas podem compartilhar fotos dos seus produtos, mostrar o crescimento da marca e a beleza do que eles oferecem.

Quando o Instagram é usado corretamente, a marca consegue criar um relacionamento forte com potenciais clientes.

Mais de meio milhão de pessoas usam o Instagram Stories diariamente, portanto… uma ótima sacada para quem quer comercializar produtos.

#8 – Mídia Própria

Muitos empreendedores digitais perderam a confiança em várias plataformas de mídias sociais em 2019, principalmente o Facebook e Instagram.

Diminuíram bastante o alcance orgânico e o controle dos empreendedores digitais nos seus perfis e páginas.

Por esse motivo, 2020 será o ano da volta por cima de sites, mini sites, blogs e e-commerce, após a falta de credibilidade das mídias sociais e dos algoritmos que não são claros.

#9 – Marketing de bate-papo

Aplicativos de mensagens móveis como Facebook Messenger, Instagram Direct Messenger, WhatsApp e Telegram é usado inúmeras vezes por dia por potenciais clientes. Pensando nisso, empreendedores digitais querem otimizar e fazer a mediação entre os potenciais clientes e os projetos digitais no longo prazo.

Marketing de bate-papo são ferramentas rápidas, interativas, personalizadas e muito eficientes. Marketing por SMS não é novidade, mas vai crescer muito em 2020.

#10 – Atendimento ao Cliente

Atender o cliente é uma ótima forma de agregar valor e não apenas mais um custo do negócio.

Atendimento ao cliente de alto valor é essencial para infoprodutores de alto nível. 

Além de ajudar a criar engajamento e melhor relacionamento com os clientes nas mídias sociais, ajuda a atrair mais leads e potenciais clientes.

Preparando – se para 2020?

Ninguém pode prever exatamente o que acontecerá no Marketing Digital em 2020, mas … compartilhei acima algumas tendências que todos os profissionais de marketing devem ter em mente no ano de 2020.

Curso base de Marketing Digital que eu fiz e recomendo para você iniciar o seu negócio digital do zero e ganhar dinheiro pela internet:

Fórmula Negócio Online, clique aqui ou na imagem abaixo para saber mais!

Cadastre-se GRATUITAMENTE e tenha acesso à um e-book onde eu ensino 09 MANEIRAS 100% GARANTIDAS DE INICIAR SEU NEGÓCIO DIGITAL.

   

doityourself130991@gmail.com

Sempre pesquisei muito na internet, por muitos anos inclusive sobre como trabalhar em casa pela internet e ser nômade digital, conheci o Marketing Digital e me decidi por ele, estou satisfeita e não me vejo fazendo outra coisa.

Website: https://www.deborapatricia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *