O que é Pinterest e como você usa isso como um Blogger?

Blogueiros de diferentes nichos estão falando sobre o Pinterest.

Como o Pinterest ajuda a aumentar o tráfego do blog, a lista de e-mail marketing, os seguidores do Instagram, os inscritos no canal do YouTube e por aí vai.

Mas se você é novo no mundo da blogosfera deve estar se perguntando como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do seu blog.

Calma… Você está no lugar certo caso seja um novo blogueiro ou não conhece o Pinterest.

Vou te ajudar a entender o Pinterest e usar ele para blogar.

 

Definição De Pinterest

Bem Silbermann é o CEO e co-fundador do Pinterest. Segundo ele:

“Pinterest é o lugar para planejar os projetos mais importantes da sua vida.”

Atualmente o Pinterest possui mais de 250 milhões de usuários, com as mulheres representando 85% desse público.

É possível criar pastas, salvar pins, comentar, compartilhar, seguir outros pinadores tudo de acordo com o seu interesse.

É assim o perfil de um pinador:

 

 

O que é o Pinterest para blogueiros?

Agora, a definição do Pinterest para blogueiros é diferente da definição de pessoas que usam o Pinterest como perfil pessoal.

Os criadores de conteúdo vêem o Pinterest de uma forma diferente.

Primeiro, é visto como um mecanismo de pesquisa visual, muito parecido com o Google ou YouTube.

Com o Google, você digita o que deseja pesquisar e o Google te dá vários artigos de blog para ler, no YouTube vários vídeos e no Pinterest várias imagens.

E se o seu artigo estiver posicionado na primeira página do Google, você terá um tráfego de blog incrível, uma lista de e-mail enorme e conversão em vendas.

O mesmo vale para o YouTube e Pinterest, se o seu pin viralizar, posicionar na primeira linha ou no primeiro lugar, você receberá o amor do Pinterest com muito tráfego e vendas.

Esclarecendo… O Pinterest é um buscador de informações como o Google e YouTube e não uma rede social como o Instagram e Facebook.

O Pinterest também tem Comunidades, onde você pode adicionar outros pinadores profissionais com o objetivo de interagir  e comentar.

Atualmente, as Comunidades não possuem muita força, não é muito interessante para o Pinterest dar relevância para elas.

Isso acontece pelo fato de  compartilhar seus pins nas Comunidades não resultar em muito tráfego para o seu blog, apesar da interação e dos comentários.

O Pinterest depende de nós blogueiros, criadores de conteúdo para fornecer um bom marketing de conteúdo para os usuários da plataforma.

Estes são os chamados pins:

Pinadores regulares vêm esses pins e tem a opção de salvar em suas pastas e visitar o blog.

Os blogueiros usam o Pinterest com o objetivo de compartilhar os artigos e aumentar o tráfego do blog, a lista de e-mail marketing e as conversões em vendas.

 

Como Funciona o Pinterest?

O Pinterest funciona salvando pins, você pode salvar os seus próprios pins ou os pins de outros pinadores.

Quando você salva o seu próprio pin, tem a opção de escrever uma descrição ou mudar a descrição que já se encontra lá.

Nos pins e nas descrições é importante inserir palavras-chaves, isso faz com que o seu pin tenha um alcance maior.

É possível inserir hashtags nas descrições também.

 

O que o Pinterest deseja em 2019?

Até o presente momento, o Pinterest deseja que os produtores de conteúdo forneçam conteúdos de relevância todos os dias.

Isso inclui criar pins todos os dias, salvar, visitar, compartilhar e comentar.

Se você deseja viralizar algum pin é importante que poste pins de forma manual todos os dias, pins programados têm menos chances de viralizar.

Outra dica para os seus pins terem um bom desempenho é criar pins novos, com imagens novas e títulos novos para os artigos antigos do blog, o Pinterest não gosta que os mesmos pins sejam postados novamente para um mesmo artigo.

Esses são três pins diferentes para um mesmo artigo do meu blog:

 

Criar pins diferentes para um mesmo artigo é ótimo para chamar a atenção de novos pinadores e fazer um teste A/B.

Essa dica é ótima para analisar o desempenho dos pins, dos artigos do blog e conhecer também a preferência do público que nos acompanha.

 

Como começar no Pinterest?

Então vamos lá… a partir de agora vou te ensinar a configurar o seu perfil e usar o Pinterest da forma correta.

  • Crie uma conta comercial

    Vá em “Editar configurações” e crie uma conta comercial.

    Se você já tem uma conta pessoal basta ir em configurações e converter para uma conta comercial.

    Quando você usa o Pinterest de forma comercial você recebe análises sobre o seu perfil.

    Essas análises te ajudam a ver quais pins estão fazendo mais sucesso com o seu público.

  • Preencha sua Bio

    Na sua Bio é importante colocar várias palavras-chaves de acordo com o nicho do seu blog.

    As palavras-chaves podem ser adicionadas no título do seu perfil no Pinterest também.

    Antes de adicionar as palavras-chaves é importante fazer uma pesquisa das melhores para o seu nicho, você pode fazer isso usando o Ubersuggest, pode pesquisar no próprio Pinterest ou no perfil de outros blogueiros do mesmo nicho.

    O mesmo serve para as hashtags.

    Com o tempo se você achar que as palavras-chaves e hashtags não estão tendo um bom desempenho você muda-las.

     

    1. Criar as pastas

    Você deve criar pastas estratégicas, com um nome estratégico também, uma descrição com palavras-chaves e hashtags, categoria, por questão de estética você pode colocar uma capa bem bonita nas pastas.

    Você ainda tem a opção de colocar a pasta como secreta e adicionar colaboradores na pasta através dos e-mails deles.

    Esses são alguns exemplos de pastas:

 

É nesses sinais de “mais” que você cria novas pastas.

 

4. Crie Pins Bonitos

Pins bonitos possuem as seguintes características:

⧫ Imagens claras e brilhantes;

⧫ Muito espaço em branco;

⧫ Cor da fonte brilhantes e quentes;

⧫ O tamanho da fonte pode ser grande ou só algumas palavras com a fonte grande;

⧫ Palavras-chaves no títulos;

⧫ Uma boa copy no Pin.

Você pode fazer os pins usando o Canva, SparkPost, PicMonkey, ou qualquer outra ferramenta de edição de imagens de sua preferência.

Eu particularmente seleciono as imagens em um aplicativo chamado Resplash (amo esse app) e termino de editar no Canva.

 

Desenvolvendo uma estratégia no Pinterest

Existem várias estratégias de marketing no Pinterest, você só vai descobrir qual é a melhor tentando.

Mas já te adianto que o Pinterest gosta que você seja consistente com os seus pins e que salve pins com frequência.

O Pinterest gosta de ser recíproco com seus pinadores e de recompensar quem cria, salva e pesquisa pins.

Não existe um número exato de quantos pins postar por dia, o Pinterest só se importa se você está postando manualmente todos os dias.

 

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Tráfego qualificado, pelo fato de 93% dos pinadores usarem o Pinterest para planejar compras, se algum pin seu viralizar pode converter em várias vendas.

O Pinterest possui também um público engajado, onde são feitas diariamente mais de 10 milhões de recomendações.

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3 Comentários

  1. JOSE APARECIDO CUNHA

    ” Boa tarde, tive contato com Pinterest, aproximadamente um ano, tenho-o em alto conceito, pois os assuntos postados tem me atendido os propósitos; as informações são de procedências idôneas, em muito tem contribuído para meu aprimoramento nos vários segmentos que fundamentam minhas idéias e formação profissional. Recomendo-o como fonte de conhecimento.”

  2. Pingback: 8 PLATAFORMAS DE PROMOÇÃO DE CONTEÚDO PARA AUMENTAR O TRÁFEGO DO SEU BLOG | Débora Patrícia - Marketing Digital

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